A utilização da técnica Laser Scanner 3D para a produção de modelos e réplicas de peças arqueológicas é realidade no Brasil, fruto de parceria firmada entre a Zanettini e a empresa canadense Up3D. Conheça os resultados e aplicações dessa tecnologia para fins científicos, conservação e educação.
O conhecimento arqueológico possui um enorme potencial e demanda por divulgação. Adequando a linguagem e o produto aos diferentes públicos-alvos, a Zanettini Arqueologia atua na concepção, editoração e produção de publicações técnicas, de apoio didático e de divulgação científica, voltadas à valorização do patrimônio cultural brasileiro.
As publicações técnicas consistem de dois tipos: o primeiro é aquele do qual relatórios, estudos de impacto, laudos, perícias, planos de manejo, projetos museológicos, entre outros fazem parte. Nesse sentido, tem ganhado importância o uso de produtos concebidos especialmente para o ambiente virtual, fazendo uso das mais inovadoras tecnologias. O segundo tipo corresponde às publicações de cunho acadêmico, como revistas de divulgação e o próprio “Portal da Arqueologia.”
As publicações de apoio didático são cartilhas, jogos, livros, entre outros materiais concebidos para o público escolar com o objetivo de potencializar a ação educativa centrada no patrimônio cultural. São materiais de apoio que acrescentam discussões a respeito das heranças culturais específicas de comunidades, baseadas em estudos dos sítios arqueológicos da área em questão. Essas publicações propiciam a integração do patrimônio cultural e conhecimento arqueológico com cada realidade local.
As publicações de divulgação científica são revistas, livros, páginas na internet e matérias em diversos veículos de comunicação, que visam a informar a população a respeito das pesquisas arqueológicas e do conhecimento científico gerado a partir delas.