A utilização da técnica Laser Scanner 3D para a produção de modelos e réplicas de peças arqueológicas é realidade no Brasil, fruto de parceria firmada entre a Zanettini e a empresa canadense Up3D. Conheça os resultados e aplicações dessa tecnologia para fins científicos, conservação e educação.
O aplicativo pode ser usado de duas maneiras: ou por meio do folder distribuído aos participantes do Programa de Educação Patrimonial “Mãos no barro da cidade" ou nesta página.
Graças ao uso de tecnologia de ponta, quem visita a exposição “Mãos no barro da cidade: uma olaria no coração de Pinheiros” pode manipular modelos virtuais das cerâmicas em 3D.
Com a Realidade Aumentada, técnica que combina elementos virtuais com o ambiente real, é possível também ‘visitar’ o cotidiano de uma olaria com mais de 200 anos.
A qualquer hora você pode viajar pela história de Pinheiros! O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play.
Caso você não visite a exposição, com o aplicativo instalado em seu smartphone ou tablet, clique nos painéis e folders abaixo. Em seguida, aponte a câmera de seu aparelho para as imagens que contém o alvo.
Você vai redescobrir Pinheiros!
Caso você queira ver a exposição completa, clique aqui!
Uma olaria na metrópole
No bairro de Pinheiros, a descoberta de frágeis vestígios de fornos e potes de
barro permitiu reconstituir aspectos do cotidiano de uma olaria de mais de 200
anos, considerada a mais antiga já encontrada na capital paulista.
O terreno foi intensamente escavado levando à descoberta, registrada pelos pesquisadores como Sítio Arqueológico Pinheiros 2.
A exposição itinerante “Mãos no barro da cidade: uma olaria no coração de Pinheiros” apresenta os achados recolhidos com as pesquisas. A mostra será montada em escolas, ONGs e espaços públicos da cidade de São Paulo.