A utilização da técnica Laser Scanner 3D para a produção de modelos e réplicas de peças arqueológicas é realidade no Brasil, fruto de parceria firmada entre a Zanettini e a empresa canadense Up3D. Conheça os resultados e aplicações dessa tecnologia para fins científicos, conservação e educação.






Conteúdo não disponível para ser visualizado no navegador internet explorer, para visuzalizar o conteúdo faça o download de outro navegador:

Download Google Chrome


Download Firefox

No Brasil, a salvaguarda do patrimônio arqueológico é garantida desde 1961, por meio da Lei Federal 3.924, bem como pela Constituição de 1988.

Para a região de Pinheiros existe ainda a obrigatoriedade de realização de pesquisas desde 2008, a partir da implementação da “Operação Urbana Consorciada Faria Lima”, que indicou o “acompanhamento arqueológico nas escavações próximas ao largo da Batata em Pinheiros” e “acompanhamento arqueológico da relocação das redes de infraestrutura subterrâneas, situadas em um raio de 400m a partir do Largo de Pinheiros, recomendação do extinto Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural – IBPC”.

Clique aqui para conhecer a legislação


Outras informações sobre sítios arqueológicos identificados na cidade você pode obter no site do Centro de Arqueologia de São Paulo do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH/SMC/PMSP) ou no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (CNSA/IPHAN ).